quarta-feira, 30 de abril de 2014

EUA: INOCENTES CONDENADOS À MORTE


Segundo um estudo publicado na passada segunda-feira (28/4) pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, é estimado que, pelo menos 4,1% dos condenados à morte nos Estados Unidos são inocentes ou seja, uma em cada 25 pessoas condenadas.
A estimativa, definida pelos autores como "conservadora", é baseada em dados sobre réus sentenciados à morte entre 1973 e 2004. A percentagem é o dobro da de sentenciados à morte que tiveram sua condenação anulada e foram libertados por serem inocentes, no mesmo período. Ao mesmo tempo, de acordo com o estudo, em 31 de Dezembro de 2004, final do período analisado, apenas 1,6% dos 7.482 condenados à morte haviam tido suas sentenças anuladas por serem inocentes.
A propósito, vale a pena recordar uma notícia vinda hoje a público, segundo a qual um condenado à morte agonizou durante 40 minutos após a injecção letal, numa prisão de Oklahoma. A pena de morte está oficialmente em vigor em 36 dos 50 Estados norte-americanos e também é permitida pelo governo federal.
Vale a pena reflectir sobre esta selvajaria que ainda acontece no país que se auto-intitula campeão mundial da defesa dos direitos humanos. Segundo dados de 2005, ainda há 74 países que mantêm a pena de morte, entre os quais a China, a Coreia do Norte, a Arábia Saudita, o Irão, os Estados Unidos, a Síria, Iémen e a Líbia. Muito bem acompanhados estão os americanos…

Sem comentários:

Enviar um comentário