quarta-feira, 28 de maio de 2014

MENSAGEM DOS COORDENADORES DO BLOCO



Na sequência dos resultados pouco agradáveis obtidos pelo Bloco de Esquerda nas eleições para o Parlamento Europeu que tiveram lugar no passado domingo, os coordenadores do Bloco enviaram para os aderentes do partido uma mensagem cujo teor reproduzimos a seguir, na íntegra:
Camarada,
O Bloco de Esquerda enfrentou as eleições europeias com determinação e convicção. Foi uma campanha muito participada, o partido esteve unido e foi capaz de uma grande mobilização de aderentes e, também, de muitos independentes. Tivemos uma boa lista e um bom programa, fizemos uma boa campanha. Orgulhamo-nos dela e do contributo de todos e todas que a construíram. A Marisa Matias foi a protagonista certa para este combate. A sua eleição dá mais força à nossa luta.
Os resultados não foram aqueles que desejámos e pelos quais lutámos. O Bloco de Esquerda elegeu a Marisa, mas não conseguiu eleger o segundo eurodeputado que disputámos com entusiasmo. Tivemos menos votos do que nas eleições anteriores e, apesar da campanha, a alternativa que propomos - reestruturação da dívida, rejeição do tratado orçamental, uma nova aliança europeia antiausteritária e pelo emprego - não foi capaz de conquistar a confiança de mais eleitores. O Bloco de Esquerda perdeu votos tanto para a abstenção como para outras forças políticas.
A Mesa Nacional reúne no próximo dia 1 de Junho para analisar os resultados eleitorais, as suas razões e os desafios que temos pela frente. Este é um debate que se estenderá às várias estruturas do Bloco de Esquerda e para o qual contamos com a tua participação. Não deixaremos também de ouvir os e as independentes que nos acompanharam nas eleições, como candidatos ou apoiantes. Queremos que continuem connosco, alargando e reforçando o espaço da esquerda socialista, plural e popular. Até final do ano, na data aprovada pela Mesa Nacional, vamos realizar a nossa Convenção, a IX Convenção Nacional do BE.
Num país vítima da austeridade e numa Europa refém do diretório da finança, a voz do Bloco de Esquerda é imprescindível. No Parlamento Europeu, como na Assembleia da República, nos parlamentos regionais e nas autarquias em que estamos representados, bem como em todos os movimentos e causas de que somos ativistas, continuaremos a ser a esquerda combativa que conheces e de que fazes parte. Contamos contigo.
Saudações bloquistas,
Catarina Martins e João Semedo

Sem comentários:

Enviar um comentário