quarta-feira, 2 de julho de 2014

AF MEXILHOEIRA GRANDE, 27 JUNHO 2014



Atento à actual realidade que se vive em Portugal e, em particular, no concelho de Portimão, o Bloco de Esquerda apresentou à votação no passado dia 27 de Julho, através do seu eleito na AF da Mexilhoeira Grande, José Ramos, uma Moção e duas Recomendações cujo teor referimos a seguir, de forma sucinta. Seguem também os resultados da votação de cada documento.

Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande

Moção
Por finanças municipais saudáveis
Pela autonomia e responsabilidade do poder local
As autarquias locais, pela proximidade no terreno e pelos importantes serviços prestados às populações, deviam ter as suas competências alargadas e passar a ter mais recursos financeiros. As cidadãs e os cidadãos deviam ver melhoradas as possibilidades de participação nos órgãos autárquicos, a democracia local devia ser reforçada, a instituição das Regiões Administrativas devia ser entendida como um instrumento decisivo na  coesão do território nacional e no combate ao desperdício de recursos públicos. Mas como é sabido, a legislação ultimamente produzida não vai  nestas  direções, antes acentua o centralismo e o desrespeito pela autonomia do poder local.
A nova lei das finanças locais (Lei nº 75/2013, de 3 de Setembro) previu a criação dum Fundo de Apoio Municipal (FAM) visando a recuperação dos municípios que se encontrem em rutura financeira. Assim foi elaborada pelo governo a Proposta de Lei 232/XII - regime jurídico da recuperação financeira municipal e regulamentação do FAM.
A proposta de regulamentação deste FAM está a gerar controvérsia. Vários municípios e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)  têm, justamente, chamado a atenção para a inaceitável ideia da participação do Estado ser de apenas 30% na realização do capital social de 650 milhões € do novo fundo. Também a prevista subtração a todos os municípios, independentemente da sua gestão financeira ter sido cuidadosa ou não, duma participação coativa para o FAM, não se afigura nem solidária nem justa.
Pelo exposto, a Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande, reunida em 27 de Junho de 2014:
a) defende o reforço das competências dos municípios com a consequente melhoria dos recursos das autarquias locais;
b) exprime o seu desacordo com a imposição aos municípios, prevista na Proposta de Lei nº 232/XII, de assumirem 70% da realização do capital social do FAM;
c) manifesta a sua discordância pelo previsto confisco, até 1,8% e durante 5 anos, da receita anual de todos os municípios na sua participação no FEF, no IUC e IMI                                          
 (Depois de aprovada enviar esta moção à Presidente da Câmara de Portimão, ao Presidente da Assembleia Municipal de Portimão, à Presidente da Assembleia da República, aos  Grupos Parlamentares e à comunicação social).
Observação: Moção rejeitada por maioria, com 6 votos contra (4 PS e 2 PSD), 2 abstenções (CDU e Coligação “Servir Portimão” CDS/MPT/PPM) e 1 voto a favor (BE). A aliança PS/PSD a funcionar em pleno e não deixa de ser estranho a abstenção da CDU.

Recomendação
Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e Homens na Vida Local
A igualdade das mulheres e homens é um valor essencial para a democracia. Mas não basta o seu reconhecimento formal, é necessário o seu efetivo exercício em todos os aspetos da vida política, económica, social e cultural.
Apesar dos progressos já alcançados, a igualdade das mulheres e homens não é ainda uma realidade. Subsistem situações de desigualdade, por exemplo as disparidades salariais e a subrepresentação nos órgãos políticos.
As autarquias locais, como esferas de governação mais próximas da população, são meios de intervenção bem colocados para combater a persistência e reprodução das desigualdades entre mulheres e homens. E para isso é fundamental que os órgãos do poder local integrem a dimensão do género nas suas políticas, estrutura organizacional e práticas.
Para ajudar a concretizar tais objetivos, o Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CCRE) tem levado a cabo diversas iniciativas, como “a cidade para a igualdade” e a elaboração da “Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e Homens na Vida Local” a qual foi já subscrita por mais de cem dos municípios portugueses.
Assim, a Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande, reunida em 27 de Junho de 2014, delibera:
- Recomendar ao Executivo da Câmara de Portimão que, no prosseguimento de políticas de promoção da igualdade das mulheres e homens,  avalie e impulsione a adesão do Município de Portimão à “Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e Homens na Vida Local”.
 (Depois de aprovada, deve esta Recomendação ser enviada à Presidente da Câmara Municipal de Portimão, ao Presidente da Assembleia  Municipal de Portimão e à comunicação social).
Observação: Recomendação aprovada por unanimidade

Recomendação
Reforço de Apoio Social e Psicológico às Famílias Carenciadas.
 Em tempos que são manifestamente difíceis para as famílias em dificuldade, não é demais reforçar o apoio social e psicológico no acompanhamento das famílias.
 A nível social, o apoio à alimentação, medicação, educação e outros (renda, pagamento de água, luz e gás, pequenas reparações e outros casos).
A nível psicológico, apoiar e acompanhar famílias em dificuldades, os desempregados, pessoas portadoras de deficiência, pesoas idosas, crianças, jovens e outros.
Esta recomendação vem a propósito da elaboração do Orçamento para 2015.
Assim, a Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande, reunida no dia 27 de Junho de 2014, recomenda à Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande:
Que reforce o apoio social e psicológico às famílias e outras pessoas mais carenciadas.
Mexilhoeira Grande, 27 de Junho de 2014.
O representante do Bloco de Esquerda
José Ramos
Observação: depois de aprovada deve esta moção ser enviada à comunicação social.
Nota: Recomendação aprovada por unanimidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário