domingo, 5 de outubro de 2014

NÃO NOS DEIXEMOS ILUDIR!


Todos devemos tomar consciência de que a campanha eleitoral para as Legislativas de 2015 já começou, em especial por parte do Governo.
Os contribuintes portugueses “andam a ser esfolados vivos” (*) há três anos e a maioria de direita tem plena consciência de que o maior trunfo que poderá jogar é uma suposta baixa de impostos. Dizemos “suposta” porque já nos apercebemos de que a propaganda governamental começou a movimentar-se no sentido de convencer as pessoas de que o Executivo está a “trabalhar” numa baixa da carga fiscal para 2015, por coincidência, ano de eleições…
Não nos iludamos, porque o trabalho da dupla Passos/Portas será, na melhor das hipóteses, um jogo de resultado nulo, ou seja, os contribuintes ficarem convencidos de ter havido baixa de impostos, sem que tal se concretize na prática. Nas televisões não hão-de faltar palradores da área ideológica do Governo a tentar vender-nos gato por lebre.
No texto seguinte, que podemos ler no Expresso Economia de ontem (4/10), Nicolau Santos apresenta-nos um exemplo dos truques governamentais ligados a uma possível decida do IRS. Não nos deixemos, pois, iludir!
Com o aproximar das eleições legislativas de 2015, que melhor trunfo pode ter o Governo do que anunciar uma descida do IRS? Uma pessoa pula de alegria, claro. Mas depois o cidadão desce aos detalhes. Primeiro não é uma descida do IRS, é uma decida da sobretaxa de 3,5% sobre o IRS, que nos foi dito que era temporária e para vigorar durante o ajustamento. E o que se debate não é a sua eliminação mas uma descida de meio ponto ou um. Mas depois surge nova interrogação: se Bruxelas está contra a subida do salário mínimo, vai deixar passar uma descida de impostos? Claro que não. Logo, se houver uma descida da sobretaxa, que será gritada aos quatro ventos pelo Governo, ela será compensada pela introdução dos impostos verdes ou por outras maneiras “tão sábias, tão subtis e tão peritas que não podem sequer ser bem descritas”, como escreveu Sophia. Ou seja, a anunciada descida da sobretaxa do IRS vai ser um jogo de distribuir e manter a receita igual. Pense nisto quando lhe disserem que o IRS vai descer.
 (*) Nicolau Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário