sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

BRASIL: LUTA CONTRA A PROIBIÇÃO DO ABORTO




Tal como aconteceu até anos atrás em Portugal, há organizações no Brasil que lutam pelo direito das mulheres decidirem sobre a interrupção da gravidez. Nesta área, a situação no país irmão é muito parecida à que existia em Portugal antes da legalização do aborto. Assim, a sua proibição penaliza, em especial, mulheres pobres e negras. As mulheres que têm dinheiro podem fazer a interrupção da gravidez fora do país ou em clínicas adequadas a que as pobres não têm acesso.
Atualmente no Brasil ocorrem cerca de um milhão de abortos e 250 mil internamentos anuais por complicações nos procedimentos realizados em clínicas clandestinas. Os abortos são realizados em locais com pouca ou nenhuma higiene e por pessoas não capacitadas para auxiliar as mulheres que procuram essa saída.
O vídeo apresenta uma entrevista a Rosângela Talib, psicóloga e mestre em Ciências da Religião da ONG Católicas pelo Direito de Decidir. Ela fala um pouco sobre a situação actual e as consequências negativas para as mulheres e para a sociedade em geral se tudo se mantiver como está neste momento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário