sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PORTUGAL NO CAMINHO DO SUBDESENVOLVIMENTO




Ainda há poucos anos, o Prof. Boaventura Sousa Santos, sociólogo e detentor de um vasto currículo e bibliografia, afirmava que vivemos numa democracia de baixa intensidade. Seguindo este raciocínio, não temos dúvidas de que actualmente estamos a baixar no ranking democrático, pois nenhum indicador prova, como a ministra das Finanças quis fazer crer em Bruxelas, que o programa da troika foi um sucesso e que Portugal é um país funcional.
Ora vejamos alguns dados que contrariam completamente as palavras da ministra:
- O relatório do Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas considera que o programa de ajuda externa teve um impacto adverso em Portugal, no que diz respeito aos direitos económicos, sociais e culturais.
- As mortes por desnutrição entre os mais idosos aumentaram 60% desde 2010, precisamente nos anos da troika.
- Mais de metade dos idosos que chegam aos hospitais têm carências alimentares porque não comem carne, nem peixe nem lacticínios.
- Mais de um quarto da população portuguesa encontra-se em privação material, ou seja, passa fome. No caso das crianças há um terço que passa fome.
Ora, não se percebe como é possível classificar Portugal como um país funcional verificando-se que largos estratos da população não vêem satisfeita uma necessidade tão básica como a alimentação. A realidade é bem diversa e, o que acontece é que o Governo PSD/CDS está a colocar Portugal no caminho do subdesenvolvimento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário