domingo, 14 de dezembro de 2014

POSTOS DE TRABALHO PARA O COMBATE À POBREZA


Sabemos, através do Instituto Nacional de Estatística que mais de 24% das crianças portuguesas se encontra em risco de pobreza, quando na população em geral esse valor é de 18,7%.
Esta percentagem de crianças em risco de pobreza torna chocante o alarido evidenciado pelas entidades promotoras da campanha designada por “toca a todos” que recolheu donativos na ordem dos 450 mil euros… Uma pergunta muito simples tem aqui todo o sentido: é com 450 mil euros que se combate com eficácia a pobreza infantil em Portugal? Pelo que se percebe por declarações de pessoas envolvidas na campanha, esta terá sido um sucesso e as suas consciências terão ficado descansadas. Os mais velhos já conhecem este palavreado de outros tempos… Mais uma questão simples: alguma daquelas pessoas fez lembrar aos portugueses que, para além da esmola que lhes pediam para uma causa nobre, a solução de fundo do problema está na criação de postos de trabalho? É que, se os pais das crianças em risco de pobreza tiverem trabalho para poderem levar para casa um ordenado, esse risco diminui muito.
A propósito de uma outra campanha levada a cabo pela Cáritas Portuguesa para angariação de fundos, o Público entrevistou o presidente desta instituição, Eugénio Fonseca, cujas declarações surpreendem pela frontalidade da crítica ao sistema capitalista e aos seus objectivos. Estamos, pois, perante mais uma personalidade que não pode ser apelidada de esquerdista e que chama os bois pelos nomes. Eis algumas das suas declarações retiradas de um extenso rol de perguntas que lhe foram colocadas.
- Temos crianças que, se não fosse a escola ou alguma Instituição Particular de Solidariedade Social em que estão, não teriam acesso a uma refeição digna.
- Há crianças que já trazem consigo uma história, de pobreza geracional, e a escola não tem conseguido saber ser um espaço de integração.
- O sistema económico e financeiro que nos orienta só valoriza o que dá lucro, põe em primeiro lugar o que tem preço. E as crianças e os mais velhos não dão lucro. Na óptica desta economia são despesa.
- Esta sociedade capitalista quer resultados, quer os máximos resultados num curto prazo, e não previne.
- A riqueza de alguns continuou a aumentar, continuou a aumentar o número de ricos.
- Primeiro que a dívida estão as pessoas.
- Estas taxas impostas pelo Banco Central Europeu são altamente injustas, não estão a baixar a dívida, estão a aumentar a dívida.
- O sistema capitalista tem tido um mérito muito grande — a seu favor, claro: põe os pobres contra os pobres.
- O RSI nunca foi para acabar com a pobreza, foi para aliviar a agressividade da pobreza.
- O bem comum é todos termos acesso àquilo que os direitos humanos consagram.
- [Sobre ajudas] nos atendimentos diocesanos, de Janeiro a Setembro, contabilizámos mais de 54 mil famílias (109 mil pessoas).
- A maior parte dos nossos recursos têm sido canalizados para a dimensão assistencial.
- Estou convencido [que as cantinas sociais] não resolveram problema nenhum de pobreza envergonhada.
- A revolução a fazer é, primeiro, antes de mais: educar as pessoas para fazerem o verdadeiro combate à pobreza, porque o que se tem feito muitas vezes é o combate aos pobres, culpando os pobres.
- Temos pobreza envergonhada porque estigmatizamos os pobres em vez de estigmatizarmos a pobreza.

Sem comentários:

Enviar um comentário