quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

RADICAL É O CAPITALISMO ACTUAL


A direita e os seus muitos porta-vozes na comunicação social, quando não têm outro tema para denegrirem o Syriza, servem-se do nome deste partido para amedrontarem a população já que na composição da sua designação aparece a palavra “radical”. É uma espécie de lobo mau que surgiu na Grécia por via democrática que se prepara para aterrorizar os povos europeus apenas por denunciar a miséria em que vive, o povo helénico, subjugado ao peso de uma dívida que jamais conseguirá pagar. Curiosamente, os mesmos manipuladores da palavra “radical”, nunca se lembraram de constatar que a designação de nenhum dos partidos da rotatividade governativa corresponde à sua prática. O PS não é “socialista”, o PSD não é e quase nunca foi social-democrata e o CDS não tem nada a ver com um partido centrista situando-se sim na área da direita radical. Mas onde a denominação “radical” assenta melhor nesta altura é sobre o capitalismo actual como se pode ler no seguinte texto (*) transcrito do Diário as beiras de hoje.
Embora o Syriza inclua na composição da sua designação a palavra radical, está longe de poder ser considerado um partido radical. Trata-se de um autêntico partido de esquerda, de espetro longo, com algumas semelhanças com o nosso BE. Ocupa um espaço político deixado livre pela deriva dos socialistas para o centro e pelo isolamento do partido comunista, mais preocupado em assegurar a sua sobrevivência. O que é radical na verdadeira acessão da palavra é o capitalismo dos dias de hoje. A política do FMI é radical quando aplica uma taxa de 5% aos empréstimos à Grécia e a Portugal. Quantos negócios sérios dão lucros de 5% durante 5 ou 10 anos? Pior, como se pagam anos a fio 5% de juro quando o crescimento na melhor das hipóteses não descola de 1 ou 2%.
O capitalismo financeiro é radical quando permitiu uma fraude de cerca de 130 mil milhões de euros, só em 2013 graças apenas a esquemas resultantes do segredo bancário (ver G. Zucman, “A riqueza oculta das nações”, Temas e Debates, 2014). Esta quantia seria suficiente para resolver a crise das dívidas de vários países europeus.
O capitalismo financeiro é radical quando permite esquemas de otimização fiscal através de compra e venda a preços fictícios entre sucursais de multinacionais como muito provavelmente fará a Jerónimo Martins e outras empresas com sede na Holanda.  
(*) Rui Curado da Silva, investigador

Sem comentários:

Enviar um comentário