segunda-feira, 30 de março de 2015

ONDE ESTÃO OS PRINCIPAIS CULPADOS DA VIOLÊNCIA SOBRE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE?


Têm vindo a público várias informações acerca de actos de violência física e psicológica sobre o funcionalismo público em geral e, de um modo particular sobre os profissionais de saúde. É obvio que muitas destas situações têm a ver com o desespero das pessoas perante a impossibilidade de conseguirem resolver muitos problemas que até há pouco tempo não aconteciam. Daí a alguma espécie de agressão ao funcionário que está mais próximo, ainda que não culpado, vai um passo. Só que, os principais responsáveis estão sempre muito longe dos utentes e a salvo de qualquer percalço. Os cortes em todos os sectores da administração pública, nomeadamente, na área da saúde, com a redução do número de funcionários, o aumento da carga horária e outros, só podem conduzir a uma degradação dos serviços prestados.
O texto que apresentamos a seguir é da autoria do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (*) e tem como pano de fundo a crise económica e as implicações sociais que tiveram as medidas tomadas pelo Governo nos últimos anos, nomeadamente, as que atingem directa ou indirectamente a segurança dos profissionais da saúde.
A crise económica e o seu impacto social, a degradação das condições de prestação de cuidados de saúde e a estigmatização dos profissionais pelas insuficiências e deterioração do sector da saúde (culpabilização sabiamente orquestrada pela máquina de propaganda do Ministério da Saúde) são as principais causas do aumento da violência contra os profissionais de saúde.
Este flagelo com importante impacto sobre as condições de trabalho dos médicos, enfermeiros, administradores, auxiliares e outros profissionais está a aumentar exponencialmente com uma absoluta e incompreensível inanição dos responsáveis dos hospitais, centros de saúde e do Ministério. Os dados revelados pela Direcção-Geral de Saúde(DGS) estão muito aquém da verdadeira dimensão do problema.
Considerando que a violência sobre profissionais de saúde pode ser física ou psicológica, ser infligida por um doente, um acompanhante ou por outro profissional, estou em crer que o número de vítimas é igual ao número de profissionais de saúde.
Que profissional de saúde nunca sofreu uma injúria, uma calúnia, uma ameaça, foi vítima de chantagem psicológica ou de assédio?
As 531 notificações feitas em 2014 ao Observatório Nacional da Violência contra os Profissionais de Saúde no Local de Trabalho não refletem a realidade vivida nos Hospitais e Centros de Saúde. Em Janeiro de 2015 já foram registadas 33 notificações e, se olharmos para os dados mais recentes, verificamos que os dados de 2014 refletem uma duplicação do número de casos de violência em relação ao ano de 2013. As notificações realizadas on-line no site da DGS são feitas, recorde-se, de forma voluntária e anónima. O fenómeno não é exclusivo do nosso país, porém, com a agudização da crise económica e financeira e a escassez de apoios sociais são muitas vezes os profissionais de saúde que estão na linha da frente face ao desespero e debilidade dos doentes e dos seus familiares.
Sendo um fenómeno com consequências graves sobre o desempenho dos profissionais, o que considero muito perigoso é a ausência de um plano de prevenção e de proteção  dos profissionais mais expostos. Ao invés, as instituições de saúde continuam nas poupanças cegas, nomeadamente com a segurança e as condições de trabalho dos profissionais que dão diretamente a cara na linha da frente. Existe uma total despreocupação do Ministério da Saúde face a um problema que tem vindo a aumentar nos últimos anos ( o número de notificações aumentou 15 vezes nestes últimos 8 anos!).
Existe uma falta de apoio das entidades responsáveis pelas instituições de saúde. A quase totalidade dos casos que têm chegado à Ordem dos Médicos, foram-no, perante a inanição das instituições em ajudar e proteger os seus próprios colaboradores.
Uma organização que não se preocupa com os seus colaboradores é uma organização mal dirigida e pouco eficiente.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está a desenvolver um plano de apoio aos médicos vítimas de violência no seu local de trabalho, contribuindo assim para a prevenção do problema e para o apoio a esses médicos.
Injustamente, os profissionais de saúde estão a ser vítimas diretas e indiretas das consequências da crise económica e financeira.
Aos utentes dos serviços de saúde assiste uma carta de direitos que podem usufruir nas suas necessidades em cuidados de saúde. Mas também assistem deveres que passam pelo respeito dos profissionais de saúde e do seu importante papel.
(*) Carlos Cortes, Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário