sexta-feira, 17 de abril de 2015

TROIKA PODEROSA E INCONTROLADA


Com o título Investigar a Troika, transcrevemos a seguir um pequeno texto de opinião do investigador Rui Curado Ribeiro que encontrámos no “Diário as beiras” de ontem, onde se chama a atenção para a necessidade de uma investigação de como foram levadas à prática vendas de bancos falidos que beneficiaram “instituições e indivíduos ligados direta ou indiretamente a elementos da Troika”.
Recentemente, o canal ARTE difundiu a reportagem “Pouissante et incontrôlée: la Troika”, realizada pelo alemão Herald Schuman[legendada em português]. Comentada pelo Nobel da Economia Paul Krugman, esta reportagem analisa os fracassos e as consequências das políticas de austeridade implementadas pela Troika, em particular as que estão a condenar pessoas à morte no sistema de saúde grego (doentes oncológicos entre outros).
A reportagem demonstra a ausência de escrutínio das políticas da Troika, a sua ilegitimidade democrática, mas sobretudo revela as suspeitas ordens de venda urgente de bancos falidos em Portugal, na Grécia, e em Chipre. Entre os principais beneficiários destas transações, que se revelaram altamente favoráveis para os compradores, estão instituições e indivíduos ligados diteta ou indiretamente a elementos da Troika. Foram eles quem mais ganhou com esse grande negócio que foi a Troika.
Existe matéria suficiente na reportagem para a Procuradoria-Geral da República investigar a Troika, em particular os responsáveis pela venda do BPN ao BIC.   

Sem comentários:

Enviar um comentário