segunda-feira, 6 de julho de 2015

A "CHINEZIZAÇÃO" DA NOSSA ECONOMIA


A política de privatizações cegas levada a cabo pela maioria de direita revela um ódio visceral a tudo o que pode ter, ainda que remotamente, a ver com o 25 de Abril. Essa vontade de alienar tudo o que seja público, leva a que, em muitos casos se trate de vender empresas, algumas das quais monopólios naturais muito rentáveis, a um outro Estado. Na realidade, a palavra “privatização” nem sequer se coaduna com a acção levada a cabo. Foi o que se passou com a transferência para o Estado chinês de várias empresas públicas, como muito bem sabemos.
Agora está em causa a venda do Novo Banco em que dois dos três candidatos ainda na liça são empresas chinesas. Pela lei das probabilidades talvez alguma delas vá ficar com o banco verde.
O texto seguinte é uma pequena reflexão de Nicolau Santos no Expresso Economia de 4/7 sobre as razões do interesse dos chineses na aquisição de bancos portugueses.
Dos 17 candidatos à compra do Novo Banco ficaram três: duas empresas chinesas, Anbang e Fosun e o fundo americano Apollo. Pelo que se passou com as anteriores privatizações em que houve concorrentes chineses, serão os filhos do Império do Meio que ficarão com o banco verde. Se tal acontecer, passam a dominar o Novo Banco, o BESI e veremos se o Banif não seguirá o mesmo destino. E a pergunta é: para que querem os chineses bancos portugueses, que operam num mercado exíguo e estão com problemas crescentes de crédito malparado? Será por causa de Angola? Será para financiar novos investimentos chineses na economia portuguesa? Vamos ter de esperar por isso e para saber quanto pagará o vencedor pelo Novo Banco. Tudo o que seja abaixo de €4900 milhões ou é suportado pela banca ou pelos contribuintes. E mesmo com a cenoura de um grande crédito fiscal e com a garantia de que o Novo Banco não terá de pagar nada aos lesados do papel comercial do BES, ninguém vai chegar àquele valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário