quinta-feira, 17 de setembro de 2015

NOS ANOS 60 ÉRAMOS NÓS…



Actualmente, a História de Portugal do último século, em especial a do tempo da ditadura e a da institucionalização da democracia quase não é ensinada nas nossas escolas, ao nível do ensino básico. Há uma imensidão de portugueses que conhece muito mal esse período negro da nossa história recente que mediou entre 1926 e 1974. A fome, a miséria, o analfabetismo, a mortalidade a todos os níveis, o subdesenvolvimento, o desemprego, a polícia política, uma guerra interminável nos territórios ultramarinos, para só citarmos alguns aspectos, eram problemas gravíssimos num país com muitas décadas de atraso em relação ao resto da Europa. A solução foi a emigração em condições extremamente dramáticas como refere este pequeno texto (*) que transcrevemos do Diário as beiras de hoje, com o sugestivo título “Quando éramos nós”.
Em 1961, Salazar tinha dificuldade em esconder a pobreza do país, especialmente a pobreza rural, com migrantes internos a chegar continuamente às cidades e a expor aquilo que o regime queria esconder. Nesse ano, a OCDE divulgou que Portugal era o país da Europa com maior taxa de mortalidade infantil, a seguir à Jugoslávia. A pobreza nacional passou a ser um assunto internacional quando a emigração ilegal portuguesa se tornou evidente e revelada em comunicação social europeia. Em 1964, o cônsul Português de Bayonne informou Salazar que tinham sido detidos no mesmo dia 95 portugueses em Châtillon-sur-Indre (ler “Salazar” de Filipe Ribeiro de Meneses, Dom Quixote, 2009).
Uma rádio francesa registou um desses portugueses implorando de joelhos para não ser mandado de volta para Portugal. A comunicação social francesa divulgou reportagens dramáticas: meia centena de portugueses transportados em camiões frigoríficos; travessias dos Pirenéus no inverno sem qualquer equipamento; portugueses escondidos em cabanas durante dias sem se alimentar. Em 1964, o Consulado de Paris recebia 600 portugueses por dia. Queixava-se o cônsul: “A aglomeração de portugueses à porta do prédio é uma propaganda permanente contra o nosso país, a sua apresentação é deplorável e os seus hábitos são impróprios no centro de uma cidade”. Nos anos 60 saíram do país mais de um milhão de pessoas.
(*) Rui Curado da Silva, investigador
Imagem: bairro de lata de emigrantes portugueses nos arredores de Paris (anos 60/70)

Sem comentários:

Enviar um comentário