sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A QUESTÃO CLIMÁTICA



Este fim-de-semana realizar-se-á por todo o mundo a Marcha Mundial do Clima, assinalando a importância histórica da Cimeira do Clima em Paris, COP-21. Com a proibição das manifestações em Paris, depois dos atentados terroristas de 13 de Novembro, a importância dos protestos a nível internacional ganha particular relevo. Em Portugal há eventos marcados para Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Faro, Fátima, Tavira e Vouzela.
É exactamente sobre este tema o texto que transcrevemos a seguir do Diário as beiras de ontem, da autoria do bloquista da Figueira da Foz, Rui Curado da Silva.
Na próxima segunda-feira inicia-se em Paris a Cimeira do Clima coordenada pelas Nações Unidas. Espera-se que desta cimeira emerjam medidas decisivas para combater o aquecimento global, particularmente para impedir que a temperatura média global, atinja os 2ºC acima da média das temperaturas do século XX. O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas tem demonstrado o risco de irreversibilidade climática se ultrapassarmos os 2ºC através de sucessivos relatórios que compilam milhares de artigos científicos publicados nas melhores revistas científicas e revistos pelos maiores especialistas da matéria.
Os 15 anos mais quentes desde que são realizadas medidas globais, em 1880, ocorreram nos últimos 20 anos. Mas o mais preocupante é o aumento destacado de temperatura relativo ao ano em curso. Os meses de Fevereiro, Março, Maio, Junho, Agosto, Setembro e Outubro de 2015 foram os mais quentes registados quando comparados respetivamente com todos os meses de Fevereiro, de Março, de Maio, de Junho, de Agosto, de Setembro e de Outubro medidos até hoje. Outubro de 2015 foi o que mais se afastou da média de todos os outubros.
A erosão costeira, a subida do nível do mar e acidificação da água do mar pelo dióxido de carbono são questões da maior importância, por isso, esta Cimeira do Clima deve ser seguida com a maior atenção pelos responsáveis locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário