domingo, 22 de novembro de 2015

RETRATO DE UM TRASTE


Um traste é sempre um traste ainda que se trate de alguém com sólidas habilitações superiores. Estamos a classificar professor universitário Pedro Arroja que há poucos dias, referindo-se às valorosas mulheres do Bloco de Esquerda, que tantas provas de competência têm dado quer como deputadas quer como dirigentes partidárias, as apelidava de “esganiçadas”. Obviamente que afirmações deste tipo não atingem ninguém para além de quem as profere.
Deu-se o caso de um camarada bloquista (*), conhecer algumas facetas do dito Prof. Arroja e as contar numa curta crónica que encontrámos no Diário as beiras do passado dia 19/11, com o sugestivo título O método Arroja.
Amigos figueirenses que estudavam na Universidade Lusíada e foram alunos de Pedro Arroja em Finanças Públicas descreveram um professor com uma atitude extraordinariamente irresponsável perante alunos que pagavam na altura propinas de luxo. Por exemplo, durante um dos anos letivos Arroja marcou presença em apenas duas aulas, delegando abusivamente as restantes aulas a auxiliares. Pagava-se caríssimo para ir a exame, mas nem por isso havia maior responsabilidade na elaboração das provas. Perguntas surrealistas perante divagações do Prof. Arroja constavam do enunciado contribuindo fortemente para aleatoriedade das notas dos alunos.
A prestação do Prof. Arroja no Porto Canal com as suas famosas declarações misóginas sobre as “esganiçadas do Bloco”, ilustram o Universo pequenino e fechado em que se move. Arroja nem se apercebe da amplitude do ridículo das próprias afirmações. Mas mais chocante é toda a mediocridade e a impreparação do resto da sua crónica, um discurso fraco, mal cosido, sociologia de pacotilha baseada em generalizações simplistas alicerçadas em irrelevantes impressões e fantasias pessoais, a fazer lembrar o esquema mental infantil de Henrique Raposo cronista do Expresso. Pedro Arroja chegou a fundamentar ideias imaginando-se casado com Catarina Martins…
Um irresponsável não tem culpa, culpa tem quem lhe oferece tribuna e tempo de antena.
(*) Rui Curado da Silva, investigador

Sem comentários:

Enviar um comentário