sábado, 28 de novembro de 2015

SOBRE O PODER ILEGÍTIMO EM DEMOCRACIA


De um excelente artigo com o título acima, que Alfredo Barroso assina na Revista E do Expresso de hoje, respigámos as seguintes ideias fortes:
Um dos fenómenos mais significativos que afetam as sociedades democráticas é, precisamente, a usurpação do poder democrático legítimo pelo poder ilegítimo exercido por empresas transnacionais, mercados financeiros, agências de notação, lóbis, grupos de pressão e eurocratas.
(…)
Paradoxalmente, este poder ilegítimo tem-se aproveitado da crise que ele próprio provocou para se impor e consolidar.
(…)
A legitimidade é indissociável da democracia, e as suas instituições e poderes representativos não podem ser usurpados, designadamente por empresas cujo único objetivo é o lucro, e pelos seus diversos agentes e representantes, que se arrogam o direito de exercer poderes reservados aos eleitos.
(…)
Hoje, os cidadãos-eleitores são soberanos por um só dia: o das eleições. Passado o momento do voto e a sedução das promessas eleitorais, os cidadãos-eleitores constatam que o poder político se vai afastando deles e que o interesse geral passa a vogar ao sabor dos protestos e pressões corporativas, sobretudo da plutocracia, isto é, do poder da riqueza e do dinheiro.
(…)
O divórcio dramático entre momento eleitoral e momento governamental não para de acentuar-se.
(…)
A Europa é palco de uma grande ofensiva contra o modelo social europeu, com o objetivo de derrogar tudo o que foi conquistado pelos trabalhadores desde há 60 ou 70 anos
(…)
Os neoliberais odeiam o Estado-providência porque, dizem eles, consiste em taxar os ricos e as grandes empresas – ou seja, os que, segundo eles, pretensamente criaram toda a riqueza – para redistribuir parte dela por pessoas que não a merecem.
(…)
Pobres, desempregados e assalariados não são considerados parceiros na criação de valor – são parasitas. Segundo o dogma neoliberal, só o capital, com exclusão do trabalho e da natureza, é criador de valor e, portanto, de postos de trabalho.
(…)
O fanatismo dos neoliberais é tal que, apesar do falhanço assustador das suas políticas, insistem em aplicar as suas teorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário