sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

NOVA SUBIDA DAS PROPINAS NO ENSINO SUPERIOR


Noticia o Diário Económico desta quinta-feira dia 28/1 que as propinas do ensino superior vão subir no próximo ano lectivo. Assim, o aumento será de 5 euros na propina máxima e de 32,5 na mínima. Partindo desta informação, o Correio da Manhã (CM) foi ouvir José Dias (JD), Presidente da Associação Académica de Coimbra.
CM – Foi ontem anunciada uma subida das propinas em Setembro, devido ao aumento do salário mínimo e da taxa de inflação. O que pensa da medida?
JD – A Associação Académica de Coimbra (AAC) considera que é injusto basear um aumento da propina na variação da taxa de inflação. Essa medida mercantiliza o Ensino Superior. Os estudantes não podem ser tratados como clientes, nem o ensino como mercadoria.
CM – Que medidas vão tomar?
JD – O aumento é uma actualização automática com base numa lei, e é essa lei que queremos alterar. Vamos lançar essa discussão junto do Governo. Vamos também, em negociações com o Conselho Geral da Universidade de Coimbra, procurar impedir um aumento que consideramos que não faz sentido, já que o financiamento se mantém estável em relação ao ano passado.
CM – Ponderam outras formas de luta?
JD – Temos tido reuniões com o Governo das quais saíram compromissos favoráveis, por exemplo no que respeita à Ação Social. Vamos esperar que se cumpram.

Sem comentários:

Enviar um comentário