sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ESQUERDA PALESTINIANA QUER ESTADO ÚNICO E FIM DA VIOLÊNCIA DE ISRAEL, DIZ SOCIÓLOGO BRASILEIRO


Marcelo Buzetto, doutor em sociologia pela PUC (Pontifícia Universidade Catrólica do Rio de Janeiro), autor de 'A Questão Palestina', diferencia actores políticos na região e critica contradições brasileiras por acordos com Israel.
Para Buzetto “há na Palestina uma interpretação à esquerda para o conflito com Israel” e essa é uma definição fundamental para diferenciar as forças políticas que atuam no movimento nacional palestiniano. O sociólogo esteve três vezes na Palestina e ao lado de militantes palestiniaos, participou em manifestações contra o exército de Israel na Cisjordânia.
A experiência motivou-o a organizar uma série de  pesquisas sobre os diferentes grupos políticos e sociais que actuam na região.
Entre as conclusões, publicadas no livro  "A Questão Palestina - Guerra, Política e Relações Internacionais" Buzetto explica que a esquerda palestiniana busca olhar particularidades do mundo árabe “a partir de conceitos fundamentais do materialismo histórico e dialético”.
"É muito comum ouvir no Brasil sobre Hamas e Fatah, dando a impressão que o movimento nacional palestino se resume a essas duas forças. O livro ‘Questão Palestina’ mostra e quer divulgar que existe uma esquerda na Palestiniana, inspirada nas ideias de Karl Marx, nas revoluções anticolonialistas e socialistas”, afirma.





Sem comentários:

Enviar um comentário