sábado, 26 de março de 2016

CITAÇÕES


Com a ordem jurídica transformada em desordem jurídica, com a democracia sequestrada pelo órgão de soberania que não é eleito, a vida política e social brasileira transforma-se num potencial campo de despojos à mercê de aventureiros e abutres políticos.
Boaventura Sousa Santos, Público (sem link)

O pior terror é o da ignorância.
João Caraça, Público (sem link)

Nos microcosmos, como os bairros pobres de Marselha, Londres, Paris e Bruxelas, se há islão moderado, não se ouve, nem parece existir, e o que acontece é uma crescente raiva.
(…)
O terrorismo da Al-Qaeda e do Daesh comporta uma componente religiosa, ou melhor, político-religiosa, que temos muita dificuldade em perceber em sociedades já com séculos de laicização.
(…)
Nos últimos vinte anos emergiu uma realidade política e religiosa de natureza muito violenta que existe muito para além do terreno sírio e iraquiano, e está nas nossas cidades.
Pacheco Pereira, Publico (sem link)

[O Daesh é] neste particular apenas um imitador do terrorismo do passado, mas que tenta maximizar com as tecnologias de hoje a morte e impacto comunicativo dos seus atentados.
Gustavo Cardoso, Público (sem link)

Uma coisa é investigar e punir casos de corrupção. Outra, é alegar o combate à corrupção para satisfazer um desígnio político-partidário.
Mário Vieira de Carvalho, Público (sem link)

Cavaco faz parte desse universo de gente que, sem ter jamais mexido um dedo contra a ditadura salazarista, acha que a democracia se deve ao 25 de Novembro e não ao 25 de Abril.
(…)
Cavaco assestou todas as baterias contra o movimento sindical e a esquerda que se reivindicava da Revolução.
(…)
O padrão cavaquista foi o da velha máxima da direita: só se pode conceder mais rendimento aos trabalhadores se os patrões puderem enriquecer numa proporção superior.
(…)
Para percebermos o que quis (e o que ainda quer) a direita para Portugal no contexto da derrota da ditadura e da impossibilidade prática de regressar a um modelo sociopolítico autoritário, é no primeiro Cavaquismo que nos temos de concentrar.
Manuel Loff, Público (sem link)

Talvez estejamos no pior dos mundos: em Portugal, a mão invisível dos mercados é incapaz de nos defender e a condenação pública está longe de ser eficiente.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

O atentado no coração político de uma Europa desnorteada e cada vez mais dominada pelo discurso xenófobo serve todos os militantes do ódio.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário