segunda-feira, 11 de abril de 2016

A COISA NÃO ESTÁ FÁCIL…


A direita política e a dos interesses andam num frenesim patrioteiro à procura da mais pequena probabilidade que possa conduzir ao descalabro do Governo em funções, ancorado à esquerda. Mas a coisa não está fácil. Tudo parece de tal maneira seguro que, nem as personalidades e organizações mais próximas das forças conservadoras portuguesas lhes dão uma esperança com comentários negativos sobre a actual realidade portuguesa. Temos de concordar que é desencorajante para aqueles que gostariam de ver os nossos cidadãos convencidos de que a política de austeridade do Governo PSD/CDS não tinha alternativa.
A última esperança que a direita vem demonstrando está sediada na agência de notação financeira canadiana DBRS que mantém o nosso rating acima de lixo e não parece com intenções de alterar essa classificação no pior sentido.
É à volta deste tema o seguinte curto comentário de Nicolau Santos, com o seu habitual sentido de humor, que transcrevemos do Expresso Economia deste sábado, 9/4/2016.
A DBRS nunca supôs vir a ser tão conhecida em Portugal – e isto porque é a única das grandes agências que coloca o rating da República acima do lixo, permitindo-nos manter o acesso ao programa do BCE de compra de dívida pública a taxas muito favoráveis. Por isso, não há dia em que não surja alguém a sugerir o cataclismo que se sucederá assim que a DBRS passe também o nosso rating para “lixo”: os juros passarão para 8% (Jennifer McKeown, da consultora britânica Capital Economics), haverá novo resgate (Passos Coelho) e por aí fora. Agora foi o “Observador” a entrevistar o responsável máximo pelos ratings da DBRS, Fergus McCormick mas o homem não ajudou, pois disse que está agora “menos preocupado” e que “as coisas parecem estar a correr bem”. Mas haja esperança: a próxima avaliação da DBRS é a 29 de abril. Pode ser que seja desta que nos desçam o rating.

Sem comentários:

Enviar um comentário