sábado, 4 de junho de 2016

CITAÇÕES


Por curiosa coincidência, o custo anunciado para a reposição das 35 horas este ano até é inferior à renda que se vai cortar aos colégios privados.
(…)
A improdutividade do aumento do horário de trabalho é um facto estudado e reconhecido, tanto por instituições como a Organização Internacional do Trabalho, como pelos próprios especialistas em gestão.
(…)
Tempo é mesmo dinheiro, e trabalhar menos horas pelo mesmo salário constitui uma valorização do trabalho com criação de emprego.

Os proprietários da central [nuclear de Almaraz] ganham fortunas a vender a energia produzida no mercado de eletricidade. Além disso, querem evitar os custos do processo de desativação.
(…)
Na realidade, encerrar Almaraz é a única verdadeira garantia de segurança que deve ser exigida em conjunto pela população de um país e de outro.

Não criar problemas internos ao acordo da maioria é boa política e sensata escolha.
Francisco Louçã, Público (sem link)

Por mais lágrimas que derramemos, um pouco por toda a Europa, o centro político entrou num processo de desagregação.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A agenda da direita passa por criar um mercado privado de serviços públicos de saúde, de educação e de segurança social financiados pelo Estado.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

A partir de 2008 começou uma outra história da União Europeia subordinada à hegemonia indiscutível da Alemanha e ao apagamento da Comissão Europeia.
(…)
O BCE só vai supervisionar 130 bancos em vez dos seis mil existentes (quase todos os bancos alemães ficam de fora) e o mecanismo único de garantia dos depósitos fica para as calendas.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Um dos efeitos perversos da cultura da Internet é a desvalorização do saber, do conhecimento, do estudo.
(…)
Muitas das polémicas políticas usando a história que se estão a dar em Portugal estão cheias deste tipo de ignorância presumida.
(…)
E é de um ridículo atroz dizer que o cancelamento de alguns contratos com colégios privados, — que são negócios legítimos, mas negócios, — tem alguma coisa a ver com o estalinismo.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Tudo isto acontece em parte possibilitado por uma conjuntura em que é manifesta uma transformação central na política europeia que passa pela lenta agonia da social-democracia sob o efeito contaminador da pressão neoliberal.
São José Almeida, Público (sem link)

A ciência jurídica debate-se com um importante problema, que é também uma interrogação: como é que deve ser fiscalizado e controlado o exercício do poder público?
Dantas Rodrigues, Público (sem link)

[Na Europa] só o retorno em massa ao investimento público, que os tratados não permitem e o dogmatismo fossilizado alemão impede, poderá aliviar o sofrimento de milhões de desempregados.
Domingos S. Ferreira, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário