domingo, 14 de agosto de 2016

DEPUTADO JOÃO VASCONCELOS QUESTIONA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


O director do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, apresentou o pedido de demissão do cargo, alegando falta de condições para continuar a assumir as funções de coordenação devido à falta de assistentes técnicos administrativos.
A decisão foi revelada pelo deputado do Bloco de Esquerda, João Vasconcelos que questionou o Ministério da Educação.
Notícia do Correio da Manhã (13/8/2016)
Entretanto, recebemos do deputado João Vasconcelos um documento dirigido ao Ministério da Educação, cujo conteúdo deixamos a seguir, onde se questiona o ME sobre a situação criada com a demissão do Director do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes em Portimão e que medidas tenciona tomar para regularizar a situação.

Assunto: Demissão do Diretor do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes - Portimão
Destinatário: Min. da Educação
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que no final do mês de julho passado, o Diretor do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, apresentou o pedido de demissão do cargo de Diretor do Agrupamento, alegando de não se encontrarem reunidas as condições para continuar a assumir as funções de Diretor e de Presidente do Conselho Administrativo.
Este pedido de cessação de funções terá a ver com a acumulação de constrangimentos e dificuldades colocadas no funcionamento dos serviços administrativos do agrupamento com a constituição do mesmo, mais propriamente a partir de maio de 2014, com a saída de assistentes administrativos por mobilidades autorizadas, tanto pela Direção Geral da Administração Escolar, como pela Câmara Municipal de Portimão.
No presente momento, encontram-se a exercer funções nos serviços administrativos do agrupamento 11 asssentes técnicas e uma coordenadora técnica, pertencendo 9 ao quadro do Ministério da Educação e 3 ao quadro da Câmara Municipal de Portimão, quando antes da agregação todo o trabalho administrativo era realizado por 21 assistentes técnicas (12 na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e 9 no anterior agrupamento Professor José Buísel).
Refira-se que antes da agregação só a Escola Manuel Teixeira Gomes, com um universo de 1100 alunos, 145 docentes e 45 funcionários não docentes, dispunha de 12 assistentes técnicos em efetividade de funções para o desenvolvimento de todo o serviço administrativo. Com a consituição do AEMTG, agregando quatro estabelecimentos escolares, com um universo de 275 docentes, 97 funcionários não docentes e de cerca de 2500 alunos, do pré-escolar até ao 12º ano, nas áreas do ensino regular, profissional, vocacional, CEF, recorrente noturno, EFA e PPT, ficando a gerir 4 refeitórios e diversos outros serviços escolares, como três bibliotecas, bufetes, papelarias, as necessidades de assistentes técnicos deviam aumentar, o que não é o caso. Por outro lado, agravando a situação, a atual coordenadora técnica apresentou o pedido de cessação de funções.
Desta forma, a partir do próximo dia 1 de setembro os serviços administrativos do AEMTG irão ficar sem coordenação técnica, visto não se encontrarem disponíveis assistentes técnicos para o exercício das funções de coordenação, justificando não estarem habilitados para o desempenho de tais funções. Desta forma, a partir do início do próximo ano escolar estará criado um vazio na coordenação técnica com incidências negativas na organização e funcionamento dos serviços administrativos, assim como a nível do Conselho Administrativo, um importante órgão deliberativo no que concerne às matérias administrativas e financeiras do agrupamento.
A agravar toda esta situação, a Subdiretora do agrupamento apresentou pedido de exoneração do cargo, assim como da vice-presidência do Conselho Administrativo, por entender não estarem criadas condições na gestão administrativa do agrupamento, para assim continuar a exercer as funções e responsabilidades que lhe foram delegadas.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Educação, as seguintes perguntas:
1. Tem o Ministério da Educação conhecimento desta situação?
2. Vai o Governo agir, com urgência, repondo a normalidade no Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, para que o próximo ano escolar abra e decorra com a normalidade e tranquilidade necessárias?
3. Que medidas pensa o Governo tomar para assegurar a normalidade e tranquilidade necessárias, acima referidas? Irá o Agrupamento dispor de nova Direção e colocadas novas assistentes técnicas?
Palácio de São Bento, sexta-feira, 12 de Agosto de 2016
Deputado(a)s
JOÃO VASCONCELOS (BE)
JOANA MORTÁGUA (BE)

Sem comentários:

Enviar um comentário