sábado, 19 de novembro de 2016

CITAÇÕES


Os patrões portugueses – bem como os partidos à Direita – têm como projeto para Portugal sermos um paraíso de salários baixos e de precariedade. (…) Ou seja, o empobrecimento de quem vive do trabalho, para que uma minoria acumule mais riqueza.
(…)
Um em cada dez trabalhadores, mesmo tendo emprego, ganha um salário tão baixo que não consegue sair do limiar da pobreza.

O que se está a passar [relativamente ao aeroporto de Lisboa] é também a prova provada que não faz nenhum sentido que um país entregue a gestão das suas infraestruturas a entidades privadas que perseguem obviamente o lucro e não o bem comum.

O que os líderes da UGT e da CIP questionaram foi a legitimidade de os partidos com assento parlamentar negociarem acordos políticos que sustentam o Governo e um programa de governação.
(…)
Será que [os líderes da UGT e da CIP] consideram que o facto de terem assento no conselho de Concertação Social em algum momento lhes dá uma legitimidade superior à de um Parlamento eleito?
São José Almeida, Público (sem link)

Um ano após o inesperado e inédito acordo entre PS, BE e PCP, estamos mais longe dos cenários da catástrofe traçados por uma oposição ávida.
Amílcar Correia, Público (sem link)

Trump é a contrapartida da globalização, pois é eleito pelos votos que a crise semeou, mas é também o homem da globalização, pois o seu programa imediato é mais um passo no neoliberalismo onde ele conta mesmo, na desregulação do sistema financeiro.
Francisco Louçã, Público (sem link)

É triste assistir ao espetáculo da França se juntar a forças fundamentalistas para instaurar [na Síria] um regime onde a democracia seria uma heresia.
(…)
Quer se goste, quer não, Bashar é a referência na defesa da integridade da Síria. Se ele cair, tal como já caiu Saddam no Iraque e foi o que se está a ver naquele país, a Síria será um vespeiro sem lei.
Cipriano Justo, Público (sem link)

Basta visitar países como a Bélgica, a França ou o Luxemburgo para verificar que o preço dos produtos alimentares básicos pouco se diferencia dos preços praticados em Portugal quando a disparidade salarial é brutal.
Maria José Casa-Nova, Público (sem link)

Hoje discutimos se o que foi expelido num túnel de um estádio era vapor ou escarro. Não demorará que a política seja debatida nos mesmos termos.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Os custos do trabalho aumentaram, o desemprego caiu e as exportações cresceram.
(…)
Anunciar a catástrofe iminente todos os dias só fortalece o Governo de cada vez que a catástrofe não se confirma.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

O mundo vai enfrentar enormes riscos, políticos e económicos, a partir de 2017.
(…)
A verdade é que esta semana o diabo levou três tiros bem no meio da testa e ainda está a perguntar-se o que lhe aconteceu.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário