sábado, 10 de dezembro de 2016

CITAÇÕES


Se este foi um ano em que em vez de discutirmos a dimensão dos cortes nos salários e pensões, discutimos o valor de quanto eles aumentaram, isso fica a dever-se à força de pressão e negociação dos partidos à esquerda do PS.
(…)
Um ano volvido sobre o início da atual solução governativa com o suporte político dos partidos de esquerda, o país está melhor e as pessoas têm um sentimento de maior justiça.

As políticas em democracia são pela sua própria natureza plurais e resultam de uma escolha livre e não da imposição do “não há alternativa”.
(…)
Historicamente, há uma tradição ecológica de direita, mas muitos dos agrupamentos mais activos criados nos últimos 50 anos “movem-se” à esquerda.
(…)
O mundo novo que está a vir é um recuo no modo de pensar, nas palavras e infelizmente nas acções.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Jogando a educação um papel fundamental na aprendizagem e exercício de Direitos Humanos, não valerá também a pena pensar o que está a ser feito, nomeadamente em Portugal, a este nível?
(…)
[Não será altura de se pensar em Portugal] uma educação que vise uma alteração de atitudes e comportamentos, uma auto e hetero-vigilância crítica no sentido do cumprimento dos Direitos Humanos, num compromisso claro com a humanidade?
Maria José Casa-Nova, Público (sem link)

Ser racista ou xenófobo no século XXI é apenas ser retrógrado e inculto. Ponto.
(…)
Os imigrantes em Portugal são hoje complementares, mas não substituem a mão de obra nacional.
(…)
A imigração não é uma panaceia para os problemas portugueses, mas é um recurso que o país não se pode dar ao luxo de hostilizar.
Pedro Góis, Público (sem link)

Trump, Le Pen e outros querem o que quer o neoliberalismo, mas sob forma fascista: aumentar as desigualdades, acabar com os impostos sobre o grande capital e com isso impedir qualquer forma de redistribuição
Isabel do Carmo e outro, Público (sem link)

Exigirmos que os nossos ídolos, desportivos ou não, tenham comportamentos exemplares nas suas vidas e nos impostos que pagam não é desejarmos o seu mal individual mas o nosso bem coletivo.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

É irónico que a perspetiva reacionária que tomou conta do sector da educação no espaço do centro-direita se tenha apressado a reclamar louros por estes resultados [do PISA].
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A direita serve-se dele [Fidel Castro], usando-o para demonizar uma experiência histórica que, em anos de constante apoio da política externa norte-americana a ditaduras sanguinárias espalhadas por toda a América Latina, funcionou para milhões como fator de esperança e um importante exemplo emancipatório.

As sentenças do FMI são verdadeiras pérolas de sabedoria.
Nicolau Santos, Expresso diário (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário