sábado, 31 de dezembro de 2016

CITAÇÕES


Em 2012, de uma penada e com uma única lei, foram oferecidas às entidades empregadoras milhares de horas de trabalho e, só com as alterações à legislação laboral, foram transferidos 2,3 mil milhões de euros de riqueza dos trabalhadores para os patrões.
(…)
Há sempre, é claro, quem invoque o apocalipse, como se Portugal tivesse sido uma pândega de trabalhadores preguiçosos e principescamente remunerados até à intervenção redentora da troika.
(…)
Tudo o que o Governo tem a dizer é que defende a manutenção da legislação laboral do PSD e do CDS, feita em 2012 com o pretexto de vivermos num “estado de excepção”?

Ali [na concertação social] não vigora o peso das eleições ou os governos constituídos, ali há uma ordem suprema, que é a da propriedade.
Francisco Louçã, Público (sem link)

Obviamente que a União Europeia não é responsável pelo tráfico, mas tem culpas no cartório em relação às condições que permitem o tráfico.
(…)
Não vale a pena ser moralista, vale a pena aprender para o futuro — porque a fortaleza Europa está mesmo a pôr-se a jeito para ser derrubada por dentro.
Diogo Queiroz de Andrade, Público (sem link)

A ignorância é uma forma de pobreza e o seu crescimento acentua a pobreza em geral e, mais do que a pobreza, a exclusão e a diferenciação social.
(…)
A antiga ignorância assentava numa carência, numa falta, a nova assenta numa ilusão. É por isso que a antiga ignorância era vista como um problema da sociedade e a nova é vista como um “progresso”, ou como uma tendência contra a qual é inútil lutar.
(…)
Um dos maiores riscos para o mundo é ter um presidente dos EUA que governa pelo Twitter como um adolescente, com mensagens curtas, sem argumentação, que, para terem efeito, têm de ser excessivas e taxativas.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

A toada eleitoral agendada para o próximo ano pode ditar esse declínio irreversível da União Europeia tal como foi concebida.
Pedro Santos Guerreiro, Público (sem link)

À nossa escala, espera-se que em 2017 se acabe de vez no país com os projetos de exploração de petróleo disfarçados de estudos geológicos.
Luísa Schmidt, Expresso (sem link)

O sentimento de impotência [das populações] é crescente: votar faz pouca diferença, pois o essencial das decisões é tomado num lugar distante, com escasso controlo democrático.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A instituição de um salário mínimo decente, com o qual se possa viver, é um dos mais poderosos instrumentos de combate a esta desigualdade [salarial].
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

O Governo de multimilionários de Trump continuará a comprar as suas carteiras da Gucci e as pulseiras de 10 mil euros da Ivanca, mas o americano médio verá subir substancialmente o seu custo de vida.
Joseph E. Stiglitz, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário