sábado, 28 de janeiro de 2017

CITAÇÕES


Depois [da conquista das 40 horas semanais] veio o Direito do Trabalho, a Segurança Social e essas extravagâncias que, pelo patrão da padaria, acabavam todas.
(…)
[No século XIX] trabalhava-se 12 horas [por dia], e às vezes mais, não havia salário mínimo nem descanso semanal nem limites aos despedimentos nem segurança social.

É sempre assim com as minicrises: à medida que nos afastamos delas, e por vezes basta um par de dias, o que era muito dramático vai cheirando cada vez mais a comédia.
(…)
[Propor eleições antecipadas] não é pensamento político, não é estratégia, não é condução governamental, não é ofensiva, não é defensiva, é só brincadeira.
Francisco Louçã, Público (sem link)

Mais do que querer controlar como nós pensamos, [Trump] quer forçar-nos a pensar como ele pensa.
(…)
No mundo [de Trump], a sua opinião sobre as coisas é equivalente à verdade.
(…)
bullying na informação é um factor fundamental da “experiência Trump” para varrer o espaço público dos factos incómodos e mostrar que apenas uma voz tem força – a sua.
(…)
O modo como fala de deportar os ilegais só pode ser feito com um enorme reforço policial e campos de concentração.
(…)
A Administração Trump ficará igual aos torcionários argentinos e brasileiros.
(…)
Milhões de americanos já entenderam que com Trump a resistência tem de ser imediata e constante e não pode ser complacente ou adiada.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

O que se espera da escola é que alguém habilitado possa fazer o papel, quando tal se justificar, de falar sobre este tema [interrupção voluntária da gravidez] com mais pedagogia do que dogmas.
Amílcar Correia, Público (sem link)

Os Estados têm diante de si o desafio de começar a enfrentar esta questão [robotização da sociedade] e não podem perder tempo na instituição de uma ética do “desempregador-pagador”, através de uma taxação diferenciada às empresas e especuladores cujos lucros engordam à custa da erradicação do emprego e sua substituição por máquinas.

Defender [como Trump] a eficácia da tortura como método de interrogatório é apenas o caso mais escabroso.
(…)
[Trump tem] um discurso com veios de fascismo.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Espanha especializou-se em instalar as suas centrais nucleares junto dos rios que vêm para Portugal e de preferência bem perto da fronteira.
A Alemanha, entre outros países, decidiu encerrar a totalidade destas centrais [nucleares] até 2020.
Luísa Schmidt, Expresso (sem link)

É necessário [o PS] promover – mesmo que falhe – um esforço cooperativo com BE e PCP para gerar compromissos além dos acordos iniciais.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Num país desigual a elite económica vive numa bolha e nem percebe como algumas exigências soam mal aos trabalhadores, que por acaso são também seus clientes.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Qualquer central nuclear a funcionar perfeitamente não é um problema ambiental! Infelizmente tal nunca aconteceu em nenhuma central.
António Eloy, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário