sábado, 4 de fevereiro de 2017

CITAÇÕES


[A partir de 1981], os filhos de estrangeiros nascidos em Portugal passaram a ter a nacionalidade dos pais. Nascem em Portugal e ficam imigrantes em Portugal.
(…)
Defender que o princípio seja que quem nasce em Portugal tenha a nacionalidade portuguesa é pormo-nos no avesso de Trump.
José Manuel Pureza, Diário as beiras

Portanto, duplicando os impostos e despedindo todos os professores, bombeiros, enfermeiras, médicas, polícias, tropas e nem pensar em gastar um cêntimo com as funções que esperamos que o Estado cumpra, seria possível pagar a factura [do Rendimento Básico Universal (RBI)].
(…)
[Com o RBI] a política neoliberal procura reduzir a segurança social e encontrou este filão: prometendo tudo a todos, e será pouco pois a restrição orçamental é mais dura do que a ideologia, reduz os rendimentos dos desempregados, abate os salários, poupa nas pensões e anula as despesas públicas com a saúde e educação.
Francisco Louçã, Público (sem link)

O triunfo de Trump resulta, entre outros fatores, de um esforço de manipulação da realidade que, em muitos casos, não está mais do que um degrau acima do discurso da maioria dos governos ocidentais.
(…)
Só nos últimos cinco anos, os americanos bombardearam a Síria, a Líbia, o Iraque ou o Iémen, e desde há 17 anos que estão em guerra no Afeganistão - mas, para Trump, são os árabes e os muçulmanos de todo o planeta que querem entrar nos EUA para atentar contra a segurança dos americanos.
(…)
A escassez de recursos do Estado não é culpa dos ricos que impunemente fogem ao fisco e conseguem que se legisle a seu favor, os pobres é que abusam.
Manuel Loff, Público (sem link)

Trump teve a vantagem de não permitir qualquer benefício da dúvida e de ser tão claro no sentido da sua intervenção, que provocou uma imediata reacção negativa, que, um pouco por todo o lado, tem vindo em crescendo.
(…)
A conversa irritada que teve o primeiro-ministro australiano com Trump e o cancelamento da visita do Presidente do México mostram que a paciência com Trump não existe em quase lado nenhum.
(…)
[Trump tem] um programa que, com excepção do proteccionismo e nacionalismo económico, é da direita, incluindo a direita liberal.
(…)
Trump e a direita portuguesa partilham os inimigos.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

As medidas [laborais] da troika mantêm-se pelo menos mais um ano.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

A ideia de que, pese embora a retórica desbragada, Trump acabaria por ser moderado já dura tempo suficiente para a encararmos com avisado ceticismo.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Se o povo desesperado elege um xenófobo, a minoria tem o dever de boicotar as políticas xenófobas. Porque a democracia não é a ditadura da maioria.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Olhando agora para as empresas privatizadas desde 2011 devemos interrogar-nos: qual delas está a funcionar melhor do que antes de ser mudada de mãos?
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário