sábado, 29 de abril de 2017

CITAÇÕES


A discussão sobre os chamados ‘metadados’ de comunicações (…) confronta-nos com o núcleo essencial do que é e não é um Estado de Direito.

Que o mais forte argumento do campo Macron seja “o escroque contra a fascista” já diz tudo do ponto a que chegámos.
Francisco Louçã, Público (sem link)

Os 10% mais pobres, em Portugal, correspondem a 2,5% do rendimento, nada menos que um décimo da contraparte no topo da distribuição, que recolhe 25% do rendimento.
(…)
O foco no crescimento económico não deve ser dissociado da preocupação em reduzir desigualdades, potenciando a sua intensidade e duração e promovendo uma maior partilha dos seus benefícios.
Filipe Bento Caires, Público (sem link)

Antes, muito antes, das questões salariais, de horários de trabalho longos, de descriminações, de maior ou menor precariedade, estão as vidas de quem trabalha.
Pedro Pimenta Braz, Publico (sem link)

[Em França] o perigo neofascista e racista da FN permanece, engrandecido por todas as concessões que lhe têm feito socialistas (…) e a direita clássica.
(…)
Mais de sete milhões de franceses votaram Mélenchon, o dobro de há cinco anos.
Manuel Loff, Público (sem link)

A transferência [de riqueza e de poder do trabalho para o capital] não resulta da evolução tecnológica nem da globalização, como sustenta o FMI; resulta sim do processo de financeirização económica.
(…)
Até o ultraliberal Oliver Hart, prémio Nobel de Economia de 2016, pressupõe agora nos seus modelos que os trabalhadores têm de sentir que “recebem o que merecem” para dar a sua melhor performance.
Helena Lopes, Público (sem link)

Pelas ruas das grandes metrópoles europeias, a pouco-e-pouco o poder do dinheiro foi secando a alma da democracia, pois o poder do dinheiro é portador de uma gula sem cura, comendo tudo à volta.
(…)
[Na Europa] os partidos do poder que prometiam para se alcandorarem ao poder, tantas foram as mentiras que cansaram as pessoas de os ouvir.
(…)
[Em Portugal] há muito que o prometido era apenas conversa fiada e agora, com esta fórmula de governo, passou a ser em grande medida realidade.
Domingos Lopes, Público (sem link)

No que é um processo de degradação do espaço público, os media tradicionais foram contaminados pela lógica dominante das redes sociais.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Só há uma forma de vencer Le Pen: perceber o que está a fazer crescer este monstro e combatê-lo a ele e às suas causas.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Os EUA não se transformaram numa sociedade orwelliana, mas a loucura passou a ser banal.
Subtítulo no Expresso (sem link)

Se o Governo insistir numa redução tão acentuada do défice, terá menos margem de manobra para apoiar projetos de investimento onde seja necessária a comparticipação pública.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário