sábado, 20 de maio de 2017

CITAÇÕES


[No caso do cinema], a semana em que se celebrou a música de Sobral foi a mesma em que se assistiu a mais alguns episódios no triste e lamentável caminho que tem sido o das políticas públicas nesta área.
(…)
Vale a pena lembrar que poucos campos da criação em Portugal têm tido nos últimos anos tanto reconhecimento internacional quanto o cinema.
(…)
O montante dos apoios [do Estado ao cinema] em 2017 sofreu uma redução de cerca de 20%, que o Secretário de Estado e o Ministro tentaram ocultar confundindo os números.

Haverá alguém que, talvez agora mais discretamente, nos vai lembrar a percentagem de jovens obesos por serem condenados a alimentação deficiente, ou os dois milhões e meio de pessoas com menos de 400 euros por mês.
(…)
A nossa língua, que é a base da nossa comunicação na nossa comunidade e portanto a gramática da nossa democracia, é a nossa forma de viver no mundo, mesmo quando o compreendemos noutras línguas.
(…)
Cantar em português num festival europeu e nos dias de hoje é uma atitude corajosa.
Francisco Louçã, Público (sem link)

Lamentavelmente, ao invés da prevista regularização no sector público, tem-se agravado a precarização das relações laborais no sector privado, sobretudo, dos jovens.
(…)
A precariedade laboral, acompanhada de baixos salários, provoca o aumento da pobreza e causa sérios danos na saúde física e psíquica dos trabalhadores e das suas famílias.
Fausto Leite, advogado especialista em Direito do Trabalho, Público (sem link)

Não deve o Estado procurar resolver o problema individual das pessoas e procurar atalhar o drama humano que é para cada indivíduo o desemprego?
São José Almeida, Público (sem link)

O que se nota hoje em Portugal é uma dificuldade em lidar com o passado colonial.
António Tomás, antropólogo, Público (sem link)

Francisco dá o exemplo da simplicidade e da frugalidade, na linha do quadro moral que associa, desde a Antiguidade Clássica, essas escolhas à sabedoria e à felicidade.
Bárbara Reis, Público (sem link)

A verdade é que se a contestação social do movimento popular [em França] não for bem-sucedida na resistência ao choque que se avizinha, a fórmula “Macron 2017 = Le Pen 2022” corre o risco de se confirmar.
João Rodrigues, Público (sem link)

É, entre o monarca absoluto saudita a quem vai vender armas e tratar de outros negócios e o Netanyahu da extrema-direita de Israel a quem prometeu todo o apoio, que Trump se sente bem.
Domingos Lopes, Público (sem link)

Sempre que aparece um político a proclamar que não é de esquerda nem de direita para tentar sacar votos em ambos os lados, é certo e sabido que se trata de um político de direita.

Só a força da denúncia e a pressão da opinião pública pode regenerar um sistema em falência de órgãos.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Pobreza aumenta obesidade.
Título do Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário