domingo, 16 de julho de 2017

COMO AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO MEXEM COM O MUNDO DO TRABALHO?


A professora Roseli Fígaro da Escola de Cominocação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) analisa de forma muito clara e acessível como as tecnologias digitais impõem desafios às organizações dos trabalhadores; "a nossa informação se torna mercadoria e sustenta o grande bolo do capital internacional", diz.
É impossível pensar o mundo do trabalho sem a comunicação. Desde as relações interpessoais até as normativas que organizam as funções, a comunicação ocupa lugar central. Nesse sentido, precisamos compreender como esses processos são desenvolvidos na organização do trabalho e, portanto, no próprio capitalismo. Das grandes indústrias, ainda no século XIX, até às tecnologias contemporâneas, é fundamental discutir como os mecanismos comunicacionais organizam a produção geral da sociedade.
Essa é uma das análises de Roseli Fígaro, doutora em ciências da comunicação e professora da ECA-USP, ao discutir o Papel da Comunicação nas Mudanças no Mundo do Trabalho.
Parte 1

Parte 2


Para a especialista, devemos problematizar a nossa relação com as tecnologias no mundo do trabalho. Mesmo em casa ou usando aplicativos de bancos, estamos fornecendo dados de forma gratuita às grandes coorporações.
"A nossa informação se torna mercadoria e sustenta o grande bolo do capital internacional. Então, os grandes conglomerados de media hoje são três ou quatro empresas mundiais que não só controlam as tecnologias, mas também as informações. O telemóvel hoje não é mais uma mercadoria, mas sim as informações que você coloca ali", afirma Roseli.

Sem comentários:

Enviar um comentário