domingo, 2 de julho de 2017

O PODEROSO LÓBI DO EUCALIPTO


A Revista E do Expresso publicou ontem uma entrevista com a investigadora Susana Coroado que tem como pano de fundo um livro da sua autoria que acaba de ser publicado, onde “pretende explicar como se influenciam decisões políticas em Portugal”. De forma quase premonitória, Susana Coroado refere-se no seu livro ao lóbi do eucalipto como “dos mais poderosos” em Portugal. Tão poderoso, dizemos nós, que conseguiu que a percentagem de eucaliptos na floresta portuguesa seja a maior do mundo, num país tão pequeno como o nosso.
Deixamos a seguir dois pequenos excertos da referida entrevista, que coincidem exactamente com o início e o fim da mesma.


Antes de terminar a entrevista, a autora do livro refere, como se pode ler acima, que “os deputados, não trabalhando em exclusividade, têm vários interesses que podem colidir com o interesse público”.
A exclusividade dos deputados é uma velha reivindicação do Bloco de Esquerda, até agora sem sucesso, por motivos óbvios. Muitos deputados encontram-se no Parlamento para defenderem interesses espúrios de grupos poderosos mas muito minoritários na sociedade portuguesa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário