sábado, 2 de setembro de 2017

CITAÇÕES


A greve não é apenas um inalienável direito constitucional, é uma componente normal de qualquer processo negocial.
(…)
[Na Autoeuropa] a questão não é sobre a existência de trabalho ao sábado (que aliás já é feito na empresa) nem sobre a laboração contínua com 18 turnos semanais.
(…)
[Na Autoeuropa] a democracia não fica à porta e os trabalhadores sempre a exerceram de forma direta, em plenários e consultas internas feitas em referendo pela Comissão de Trabalhadores.
(…)
[Na Autoeuropa] são os trabalhadores que saberão, mais uma vez, fazer valer a sua dignidade e encontrar uma saída.

Para os ricos há sempre um visto gold que se arranja. É assim o humanismo europeu.
José Manuel Pureza, Diário as beiras

Triste sina para quem à esquerda tem ungido Macron como o novo farol europeu ou o parceiro ideal para a senhora Merkel.
(…)
A lei geral, quando protegia os trabalhadores ou forçava a uma negociação, vai sendo substituída pela ancestral relação de autoridade em que o capital impõe as suas conveniências.
(…)
Toda a potência de acumulação de lucros se joga nesta subjugação do trabalho aos ritmos e às formas de produzir que sejam manejáveis a cada momento.
(…)
[Para além da Autoeuropa], em Portugal não há nenhuma outra empresa em que sejam os trabalhadores a votar em referendo as suas escolhas.
(…)
Em Palmela como em Paris, a greve necessária é a que mostra que o curso de submissão dos trabalhadores só pode ser contrariado pela consciência dos seus direitos e pela sua decisão democrática.
Francisco Louçã , Público (sem link)

O efeito de teatralização da vida política ainda hoje é dominante, com a sua excessiva atenção à coreografia e desprezo pela substância.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Nunca houve e nunca haverá desenvolvimento sem o controlo nacional de instrumentos de política pública que garantam alguma margem de manobra aos Estados para modificarem as instituições nacionais, tornando-as mais inclusivas.
João Rodrigues, Público (sem link)

André Ventura defender a pena de morte [sem a discordância de Passos] não é só um pensamento retrógrado, é por exemplo contrário à Declaração Universal dos Direitos do Homem e, portanto, aos princípios fundadores do PSD
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Não há um PSD moderado e centrista pronto a reemergir para pôr fim à deriva liberal e direitista da liderança de Passos Coelho.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Não se combatem os problemas sociais de um país sem mudar a sua estrutura económica.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

O investimento que a direita insistia que não voltaria a um governo socialista, apoiado por bloquistas e comunistas, cresceu acima dos 10% em termos homólogos no segundo trimestre deste ano.
(…)
O desemprego [neste governo apoiado por bloquistas e comunistas], que iria aumentar com a subida do salário mínimo, não cessa de cair.

Sem comentários:

Enviar um comentário