sexta-feira, 20 de outubro de 2017

COMO A INDÚSTRIA MINEIRA E ACORDOS COMO O NAFTA ESTÃO A DESTRUIR O MÉXICO


A exploração levada a cabo pelas grandes potências sobre os países mais pobres, assume muitas vezes a forma de tratados, com a finalidade aparente de facilitar as trocas comerciais entre os parceiros mas que na prática visa beneficiar os países mais ricos. É assim com o NAFTA (Tratado Norte-americano de Livre Comércio formado principalmente pelos EUA, Canadá e México).
Numa altura em que se debate a renegociação do NAFTA, acordo comercial que serviu apenas para legalizar a invasão de empresas canadianas e norte-americanas no México, trazendo consigo ainda mais destruição, onde ficam os direitos dos povos indígenas e dos agricultores a quem as terras têm sido roubadas para a mineração, deixando-os na miséria a ao abandono?
Uma vez que proteger os direitos indígenas não é compatível com o desejo ardente por mais lucros por parte da mineração canadiana, o Canadá – por via da tão aclamada diplomacia e das embaixadas colonizadoras que mantêm no México - não só tem difundido a ideia de que o investimento na mineração é bom, como ainda emite alertas aos turistas endinheirados que vêm em busca de um México paradisíaco para não se aproximarem de zonas sobre as quais causaram grande destruição, mas que dizem ser perigosas por lá viverem indígenas e agricultores que ainda não foram devidamente domesticados pelo capital.
Por este motivo, a REMA, Red Mexicana de Afectados por la Minería, exige o fim da operação institucional e política que tem sido levada a cabo no México através de eventos diplomáticos que servem apenas para legitimar a acumulação de riqueza por parte do investimento privado estrangeiro à custa da destruição das populações locais; assim como exige o fim de políticas e projectos legais que alimentam a falsa ideia de que se as empresas subscreverem códigos éticos de Responsabilidade Social - que em nada as obriga, na verdade! - está tudo bem.
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário