sábado, 4 de novembro de 2017

CITAÇÕES


Ao longo dos últimos anos, assistimos à multiplicação de agentes privados a quem foram delegadas, com cobertura jurídica e até incentivo institucional, funções de segurança e uso da força.

Qualquer deslocação social é suspeita, como se a história se destinasse à transcendência do poder eterno, das majestades, dos barões-ladrões, do capital omnipotente.
(…)
A resposta das classes dominantes [à Revolução russa de 1917] foi o fascismo e o nazismo e, portanto, a 2ª Guerra Mundial.
(…)
Sabemos agora que faltava a essa revolução a experiência de saber fazer o novo poder.
Francisco Louçã, Público (sem link)

O problema é que quase se pode fazer uma correlação: quanto mais lamechice, menos reformas e menos mudanças.
(…)
Uma democracia não pode viver sob uma espécie de ditadura dos afectos, o que não quer dizer que possa viver sem emoções.
(…)
Não é crueldade nenhuma perceber que a dimensão da tragédia facilita reformas reais,
(…)
Aquilo de que a democracia mais precisa são coisas que cada vez mais escasseiam: tempo, espaço, solidão produtiva, estudo, saber, silêncio, esforço, noção da privacidade e coragem.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

De uma forma ou doutra, todos os movimentos emancipatórios do séc. XX se inspiraram nos bolcheviques, na sua luta contra o capitalismo e o imperialismo como modelos de dominação.
(…)
Se há atitude que diz muito do ciclo de desdemocratização em que vivemos é, aliás, este regresso da velha abordagem que procura o cabecilha, em vez de entender o movimento.
Manuel Loff, Público (sem link)

O caso Urban Beach é particularmente grave, mas não é o único da noite lisboeta nem da noite portuguesa.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

A direita precisa de uma afirmação programática positiva.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Jaime Marta Soares representa aqueles que usam os bombeiros voluntários como instrumento do poder político.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

O Presidente angolano está a tentar acabar com interesses instalados muito poderosos que beneficiam muito poucos em detrimento da maioria.
(…)
O presidente dos CTT é pago a peso de ouro.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

A Revolução de 1917, em particular a sua dimensão que foi projetada a partir da experiência fundadora de Outubro, configura, no trajeto da história humana, apesar dos fracassos e até das sombrias perversões que o seu trajeto consentiu, uma possibilidade única, que remete para processos de transformação no sentido de um ideal humano de justiça social e de emancipação.
Rui Bebiano, Diário as beiras

Sem comentários:

Enviar um comentário