sábado, 23 de dezembro de 2017

REUNIÃO DE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO (18/12/2017)



No rigoroso cumprimento das funções para que foram eleitos, os autarcas do Bloco de Esquerda presentes na Assembleia de Freguesia de Portimão apresentaram na última reunião ordinária deste órgão, realizada no passado dia 18 de Dezembro de 2017, dois documentos cujo teor apresentamos, em síntese, a seguir.
Trata-se de uma recomendação e de uma moção.

Assembleia de Freguesia de Portimão
Recomendação
Iluminação pública
É frequente muitas ruas e praças da cidade de Portimão estarem sem iluminação pública; é o caso da Praça dos Cooperantes, p. ex., e até há poucos dias o mesmo se passava em grande parte da Rua Direita.
Estando nós atualmente numa época do ano (Outono e Inverno) com um período reduzido de luz solar, ainda mais problemática se tornam essas deficiências da iluminação pública, inclusive em termos de sentimento de segurança de quem vive e/ou frequenta essas ruas.
Assim, os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão vêm recomendar para que seja feito (diretamente pela Junta de Freguesia ou apelando à Câmara nesse sentido)  um levantamento das ruas da freguesia em que a iluminação não funciona, a fim de que as entidades competentes resolvam essas situações.
Moção
Melhoria das linhas de Vai-Vem em Portimão
Muitas pessoas residentes nas localidades rurais ou suburbanas da freguesia não dispõem de transporte próprio para se deslocarem à cidade de Portimão para consultas de saúde, ao mercado, ao hospital, ao tribunal, para irem trabalhar ou a quaisquer outros serviços que tenham de recorrer. Precisam assim, do transporte no Vai-Vem.
Sucede que algumas das linhas de Vai-Vem não conseguem dar resposta adequada às necessidades das populações da Freguesia, circulando poucos autocarros. A situação ainda é muito mais grave aos fins-de-semana e feriados em que não há autocarros, ou são drasticamente reduzidos (como é o caso, ao domingo, dos autocarros que servem localidades como a Pedra Mourinha, o Chão das Donas, as Alfarrobeiras, enquanto outras, como o Rasmalho e Porto de Lagos, estão mesmo fora das carreiras). E quem mais sofre são os utentes e populações.
Importa assim, com urgência, que a Câmara Municipal de Portimão proceda à reformulação e melhoria das linhas de Vai-Vem na freguesia da Mexilhoeira Grande, adequando os horários e percursos ao serviço das populações.
De acordo com o exposto, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida em sessão no dia 18 de Dezembro de 2017 aprova a seguinte moção:
- que o Executivo da Junta de Freguesia de Portimão interceda junto da Câmara Municipal de Portimão para que proceda à reformulação e melhoria das linhas de Vai-Vem da freguesia, nomeadamente a linha que serve a Pedra Mourinha/Chão das Donas/Alfarrobeira e alargando a que serve a Ladeira do Vau de forma a incluir também o Porto de Lagos e o Rasmalho, adequando os horários e os percursos ao serviço das respetivas populações.
- Enviar esta Moção, depois de aprovada, à Câmara e Assembleia Municipal de Portimão, e divulgá-la pela comunicação social.

Obs. Esta moção foi aprovada apenas com os votos contra da CDU

Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda
Miguel Madeira
José Porfírio
Marilú Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário