sábado, 3 de fevereiro de 2018

CITAÇÕES


O papel dos exames é ignorar o contexto para seriar os alunos como numa competição.
(…)
A inutilidade pedagógica [dos rankings] é proporcional à propaganda gratuita que dão aos colégios privados.
Joana Mortágua, Expresso (sem link)

No que chamamos os usos públicos do passado, este é narrado [na Polónia] de forma adequada às visões e às propostas políticas para o presente e o futuro, sobretudo às daqueles (o Estado, as classes dominantes) que são mais capazes de as impor.
(…)
A Polónia não foi exceção na lógica social e concetual do genocídio [nazi]: a sua viabilidade dependeu mais da indiferença e, sobretudo, da cumplicidade, que da ignorância do crime.
Manuel Loff, Público (sem link)

O direito é um produto social, logo é diferente nos tempos, nos lugares e nos modos, e, por isso, não é independente da forma como os indivíduos e os grupos percebem a escala da sua gravidade e do “preço” a pagar pelo crime.
(…)
O crime é tanto mais “político” e deve ser interpretado politicamente quando ele não remete para um desvario individual, ou uma cupidez especial.
(…)
Quem manda em Portugal, ou pelo menos em quase tudo em Portugal, é um poder que não é democrático, é  um círculo de poder e de confiança.
(…)
A rede de cumplicidades (…) fazia-se também porque em plena legalidade existem mecanismos em que ninguém toca, como é o caso dos offshores, ou a exportação das empresas para paraísos fiscais.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

[A defesa dos direitos humanos foi abandonada por Trump] mas a tendência tem sido seguida por outros chefes de Estado como Macron.
Clara Barata, Público (sem link)

[Os rankings] dão uma imagem redutora das escolas, atendendo apenas aos resultados dos exames e não a projetos educativos que, em muitos casos, são de excelência, mesmo comparados com os privados.
(…)
A escola pública é inclusiva (…), valoriza claramente a formação equilibrada dos alunos independentemente da sua proveniência social, regional ou cultural.
(…)
[Os rankings] no limite, mais não são do que publicidade gratuita para escolas que ferozmente lutam, em cada ano, por lugares cimeiros nessas listas.
Manuel Pereira, Público (sem link)

Poças coisas são piores para a saúde do sistema democrático do que a suspeita de politização da Justiça – ou de que a suspeita de judicialização da política.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

A política não deve interferir na independência da justiça, mas a Justiça também não pode funcionar com a lógica política e mediática.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Viverá uma dolorosa deceção quem acredita que é com cruzadas judiciais que se quebra o círculo vicioso da corrupção que, tornando a democracia e a lei em bens transacionáveis, nos atrasa e dominui.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

As desigualdades são hoje cada vez mais intensas intrapaís do que entre países.
Sandro Mendonça, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário