sábado, 10 de março de 2018

CITAÇÕES


Não só há um uso abusivo dos contratos a prazo como estes são uma antecâmara do desemprego.
(…)
A variação de trabalhadores numa empresa e num dado setor é muito maior que a variação de empregos, porque a um posto de trabalho corresponde uma sucessão de contratos precários.
(…)
Esta rotatividade [dos trabalhadores] é uma estratégia de manutenção de salários mais baixos e um mecanismo de domesticação dos trabalhadores pela instabilidade e pelo medo de não renovação do contrato.

A precariedade é um fenómeno escondido na universidade que proliferou, ao longo dos últimos anos, por decisão dos seus dirigentes máximos e sempre com a conivência do ministério.
(…)
A gestão da academia fechou-se, tornou-se endogâmica e opaca e parece não querer responder tampouco às leis da República.
Luís Monteiro, Deputado BE, Público (sem link)

[EDP, REN e Galp] devem 338 milhões [da contribuição especial sobre rendas de energia] e o conflito é estritamente político: nenhuma dessas empresas contestou o pagamento enquanto o governo era do PSD e CDS.
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

A verdade é que são eles [os poderosos] também quem escolhe directores de jornais, editores da rádio e televisão e têm o enorme poder de decidir o que pode ser dito e o que não pode.
Pacheco Pereira, Público (sem  link)

É tremendo fazer uma sementeira de desânimo fundado na camisa-de-forças da austeridade para a larga maioria da população [europeia] e a riqueza pornográfica para uma ínfima minoria.
(…)
A ilusão com a eleição de Macron é efémera; todos os problemas da França se mantêm.
(…)
Os países do euro e da UE vivem dias de incerteza e de falta de caminhos que conduzam a um futuro com dignidade.
(…)
Se na União Europeia todas as autoestradas vão dar a Berlim, onde moram os donos dos Estados-membros, como se poderia imaginar que os povos e os países iriam ficar especados à beira dos caminhos que os conduzem ao declínio?
Domingos Lopes, Público (sem link)

Há um mês, andei à procura das excepções que permitem fazer julgamentos à porta fechada. A lei diz que têm de ser apresentados “factos concretos” e os especialistas sublinham que devem ser "excepcionalíssimos”. No caso do reitor [da Universidade Fernando Pessoa] Salvato Trigo, não são nem uma coisa nem outra.
Bárbara Reis, Público (sem link)

[Com as eleições italianas] o padrão europeu confirma-se: crescimento de partidos xenófobos ou movimentos oportunistas e afundanço do centro-esquerda.
(…)
Agora que Renzi se juntou a Schultz e a Hollande no clube dos “pragmáticos” mortos, talvez se comece a prestar mais atenção a Corbyn [do Partido Trabalhista britânico].
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

As estratégias de Trump não assentam no racional. Pelo contrário, são motivadas pela impulsividade de um narcísico ignorante.
Paul De Grauwe, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário