domingo, 15 de abril de 2018

CITAÇÕES (continuação)


[Para o neoliberalismo] o importante é anular a possibilidade de ação coletiva por parte dos trabalhadores, quer no plano reivindicativo, quer no plano político, isto é, no do aprofundamento das transformações democráticas da sociedade.
(…)
Os sindicatos são redescobertos como importante arma contra o medo, função que tiveram desde a sua origem.

A descentralização é um processo político e administrativo, positivo mas que por si só não combate as desigualdades no interior.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Mas que o poder tem a capacidade de obnubilar [obscurecer] os valores mais estruturais de uma pessoa, isso parece indiscutível.
(…)
Como é possível que Centeno não se aperceba de que está a delapidar a base política e social que apoia a atual solução governativa e a sua própria imagem junto da opinião pública.
Nicolau Santos, Expresso (sem link)

A maioria parlamentar que sustenta o Governo tem direito a ver respeitado o compromisso que foi negociado.
(…)
Da mesma maneira que BE e PCP não podem exigir que se gaste acima do orçamentado, Centeno não pode manipular as contas para conseguir défices muito abaixo do que foi considerado razoável.
(…)
Se quando o défice derrapa se corta na despesa, é natural que quando o défice baixa, mais do que o previsto se dê folga a serviços asfixiados.
(…)
Durante três anos [BE e PCP] cumpriram escrupulosamente os compromissos, ao ponto de serem acusados de permissividade.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Basta o juro subir 1% para o prazo [de Portugal cumprir as metas da dívida pública das regras europeias] disparar para mais dez anos, 2049
(…)
Portugal não terá sempre juros a baixar nem um crescimento folgado.
(…)
[Para o juiz Moro], mais do que provas, o que conta é a convicção pessoal do juiz, por acaso o mesmo magistrado que acusou [Lula] mas não conseguiu apresentar provas a si mesmo, que é também julgador.
Francisco Loução, Expresso Economia (sem link)

A redução das importações provenientes da China não criará empregos nos EUA.
(…)
A ênfase do Presidente [Trump] no défice comercial bilateral é, francamente, idiota.
(…)
A China já ultrapassou os EUA na produção industrial, nas poupanças, no comércio, e até no PIB, quando medido em termos de paridade do poder de compra.
Joseph E. Stiglitz, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário