terça-feira, 8 de maio de 2018

TRUMP OU A FACILIDADE DE DAR O DITO POR NÃO DITO


O mundo actual pode estar em vias de sofrer na sua pele as consequências mais terríveis da eleição daquele que é talvez o mais louco dirigente que um país democrático alguma vez teve neste planeta. Se se confirmarem as intenções de Trump rasgar o acordo com o Irão sobre o fabrico de armas nucleares por este país, então, não podemos esperar nada de bom para além de mais uma guerra de consequências devastadoras no Médio Oriente.
Trump é acolitado por uma inaudita ignorância sobre o mundo actual o que o leva a pensar que, sob a sua liderança, o seu país pode dar o dito por não dito sempre que assim lhe pareça e em que os efeitos mais nefastos ficam para os inimigos. Mas o pior de tudo é que se constata que outros países envolvidos no acordo com o Irão estão a seguir a onda trumpista, como muito bem assinala Domingos Lopes no excelente artigo que assina no “Público” de hoje – transcrito a seguir – e cuja leitura recomendamos vivamente.
Pacta sunt servanda, sustentavam os juristas romanos e com toda a razão. Na verdade, os pactos são para serem cumpridos. Assim agem todos os que negoceiam de boa-fé e com sentido de honestidade. Um acordo significa o fim de um caminho, por vezes longo, em que os diversos pontos em conflitos se alisam de modo a que todos os envolvidos sintam que podem selar o resultado final, isto é, o acordo.
Esta filosofia é válida para contraentes particulares como para os Estados, aplicando-se aos primeiros o direito privado e aos segundos o direito internacional.
O acordo que envolveu o Irão, os EUA, a Rússia, a Alemanha, a França e o Reino Unido foi o resultado de anos de negociações e que levou a que todas as partes o assinassem e pudessem concluir um conjunto de cláusulas negociadas ao milímetro, através das quais, em suma, o Irão renunciava ao fabrico da arma nuclear e eram levantadas as sanções que sobre aquele país impendiam.
Com Trump na presidência dos EUA, os acordos celebrados não valem nada. Só valem os que lhe interessarem – Trump first. Sejam os acordos celebrados com os seus advogados com uma atriz de filmes pornográficos, sejam os Acordos de Paris sobre clima, sejam os acordos com o Irão, sejam os que forem com quem forem. Para Trump, o que conta são os seus interesses e os dos multibilionários que o apoiam.
A desgraça é que esta figura saída dos fundos mais reacionários da América do Norte suscita na União Europeia a condescendência de muitos governos, designadamente da França de Macron, ofuscado pelo brilho doirado das riquezas de Trump, de Theresa May e ao que parece também de Angela Merkel a propósito dos acordos assinados com o Irão.
Se o que estivesse em causa não fosse o perigo de uma guerra devastadora pareceria uma peça teatral de baixo nível e de mau gosto com Netanyahu a desempenhar o papel de ponto e a esganiçar-se para apontar o dedo às armas nucleares do Irão, que só ele as vê.
A encenação está gizada: Macron, o reformador da sociedade a favor dos super-ricos, foi a Washington “convencer” Trump a não rasgar os acordos. Para tanto, ele e Trump exigiriam ao Irão que eliminasse os seus misseis com alcance superior ao das suas fronteiras, sendo que Israel e Arábia Saudita manteriam os seus e Israel continuaria a deter a arma nuclear apesar de ser o Estado mais fora da lei do mundo.
Tal como Trump, os dirigentes israelitas entendem por direito internacional um conjunto de procedimentos que lhes permita, seja qual for o preço, impedir o respeito dos direitos nacionais do povo palestiniano tal como decorre da Resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU.
Ou seja, o prevaricador deverá ser premiado e o Irão, que assinou acordos com as principais potências através dos quais assumiu não produzir a arma nuclear (que Israel tem), deve ser brutalmente penalizado e ser privado das suas defesas.
Há alguém em seu perfeito juízo que pense que o Irão, um país milenar, de onde saiu parte da nossa civilização, vá aceitar semelhante traição aos seus próprios interesses nacionais? Claro que todos sabem que não aceitará e que os EUA, Israel e ao que parece Macron, May e Merkel se colocarão ao lado de Trump e Netanyahu para impor sanções ao Irão com o pretexto da ameaça dos mísseis iranianos, sendo, em abono da verdade, que os mísseis israelitas e sauditas que matam palestinianos na sua própria terra, iemenitas no seu país, são bons porque são dos amigos do coração ou made in USA a troco de cheques que fazem a América great again...
No fundo, Trump e os desavergonhados que o apoiam nesta maquiavélica encenação o que propõem é mais ou menos isto: o Irão não pode ter mísseis, mas os Estados do Golfo podem continuar a ter porque esses mísseis são bonitos e inteligentes e produzidos no complexo militar-industrial dos States.
Para Trump, o mundo resume-se às torres na 5.ª Avenida e ao seu campo de golfe na Florida, ao pé das Caraíbas onde outrora reinavam os flibusteiros. Trump quer reduzir o direito internacional a uma arena onde se digladiam não Estados e nações com norma a regularem o seu comportamento, mas verdadeiros piratas a imporem a lei do saque.

Sem comentários:

Enviar um comentário